A luta foi intensa como só algumas vezes aconteceu e ninguém pode ter dúvidas: Carlos Sainz foi rei nas Arábias! A terceira vitória de Sainz no Rali Dakar, acompanhado por Lucas Cruz, arrisca-se a ficar marcada como a mais importante da sua carreira. Porque talvez tenha sido a última. A última grande corrida, para fechar da melhor forma uma longa e bem sucedida carreira…
O Mini John Cooper Works Buggy dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas impôs-se por meia dúzia de minutos à Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel. Hoje, estes foram os mais rápidos na etapa final! Foi a única vitória do piloto do Qatar, nas doze que se disputaram. Mas este sprint final valeu a Al-Attiyah resolver a seu favor o renhido duelo pelo segundo lugar. Em menos de 170 quilómetros, Al-Attiyah multiplicou largamente a vantagem de seis segundos sobre Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza. À chegada, ambos ficaram separados por uma diferença final de três minutos e 37 segundos…
Peterhansel e Fiúza “travaram” na etapa final
Arrancando com seis segundos de atraso sobre a Toyota de Al-Attiyah, o buggy de Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza como que travou nesta última etapa. Em contraste com a vitória do homem da Toyota, não conseguiram melhor que o quinto posto; a três minutos e 31 segundos. Nesta etapa final, o carro navegado pelo nosso compatriota foi intercalado por duas duplas espanholas, que estiveram sempre em evidência: Peterhansel e Fiúza colocaram-se imediatamente atrás da Toyota de Fernando Alonso e Marc Coma, que ainda lideraram. E ficaram logo à frente dos seus companheiros de equipa, Carlos Sainz e Lucas Cruz, como se tivessem tido a missão de assegurar que a vitória final não lhes escaparia?
De facto, um duelo sem tréguas, como chegou a acontecer entre Sainz e Al-Attiyah, quando ambos corriam pela Volkswagen, era um risco demasiado alto para ambos. E sobretudo para o Team X-Raid, que não queria, de modo algum, pôr em causa esta vitória. Daí que o resultado final tenha sido este: Peterhansel como que travou, para deixar Al-Attiyah brilhar no último dia de prova; mas para festejamos o terceiro triunfo de Carlos Sainz no Rali Dakar. E pode-se mesmo dizer que Sainz foi rei nas Arábias!
Texto: Alexandre Correia Fotos: ASO/DPPI
More Stories
Team Hyundai Portugal vai ainda mais longe em 2020
Miguel Correia confia em época positiva
Ricardo Teodósio e Team Vito Skoda querem bicampeonato em 2020