Notícias do Mundo Motorizado

Campeonato arranca hoje na região de Beja

O CAMPEONATO DE PORTUGAL DE TODO TERRENO AM|48 2020 ARRANCA HOJE NA REGIÃO DE BEJA. ONTEM À NOITE, OS CONCORRENTES DESFILARAM PELO PÓDIO, NUMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DAS EQUIPAS AO PÚBLICO. O MITSUBISHI RACING LANCER DE TIAGO REIS E VALTER CARDOSO, CAMPEÕES EM TÍTULO, FOI O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A SUBIR A RAMPA

Com a mudança de ano, o Campeonato de Portugal de Todo Terreno AM|48 cresceu de cinco para sete provas. E começa logo com as novidades, ambas por cenários do Baixo Alentejo. A primeira é a Baja T.T. Vindimas do Alentejo, que marca a estreia de um novo organizador: o Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. Com as maiores expectativas, o campeonato arranca hoje, na região de Beja…

É um dos campeonatos de todo terreno mais competitivos e animados de que temos conhecimento. E ao entrar na 27ª temporada, as perspectivas continuam a apontar para mais um ano de alta competição! Todavia, a prova de abertura, este fim-de-semana, em redor de Beja, não será ainda o espelho mais claro do que se prevê. Antes de mais, porque o novo regulamento estipula que das sete provas, cada concorrente é obrigado a indicar uma onde, mesmo que participe, não marcará pontos. E como contam para a classificação final os cinco melhores resultados, como que é concedido algum alívio aos pilotos que ainda não estão em condições de correr.

Miguel Barbosa, detentor do recorde de títulos no todo terreno, pois venceu o campeonato por sete vezes, é candidato a somar mais um triunfo no CPTT AM|48 2020, mas é também uma das ausências na prova inaugural da época. “Vou dispor de uma Toyota Hilux preparada pela Overdrive, mas a viatura participou no Rali Dakar e só chega à Europa esta semana, o que tornou impossível que pudesse alinhar em Beja”. Miguel Barbosa, que terá ao seu lado de novo Pedro Velosa, começará a sua época no início de Março, na Baja T.T. ACP, uma prova “que terá características foram do comum em Portugal, com metade do percurso em areia, o que me agrada, pois já corri bastante em areia, além de que são condições perfeitas para a Toyota”.

Por seu lado, Tiago Reis, que repete o campeonato com Valter Cardoso, mantendo a dupla consagrada o ano passado, continuará a correr com o Mitsubishi Racing Lancer que, curiosamente, permitiu a Miguel Barbosa conquistar alguns dos sete títulos. “Pensámos substituí-lo por outro carro, mais moderno, mas isso implicava vender o Mitusibshi. E como não conseguimos, vamos prosseguir mais um ano com o Racing Lancer, que continua competitivo, além de que já estou muito habituado a este carro, o que não deixa de ser uma vantagem”. Tiago Reis tem por objectivo “defender o título que conquistámos em 2019” e é um dos favoritos à vitória já na Baja T.T. Vindimas do Alentejo.

joao_ramos_quer_recuperar
COM A “DAMA NEGRA” REFEITA DE NOVO, JOÃO RAMOS E VICTOR JESUS ESTÃO DETERMINADOS EM RECUPERAR O TÍTULO DE CAMPEÕES. MAS RECONHECEM QUE NÃO FALTAM CANDIDATOS…

João Ramos determinado em recuperar título…

Como principais adversários, Tiago Reis terá, basicamente, os mesmos pilotos que teve de enfrentar a época passada. A começar pelo dupla João Ramos/Victor Jesus, os campeões de 2018, que o ano passado tiveram uma época “para esquecer”, já que o único resultado que garantiram, em cinco provas, foi uma vitória. “Depois de Portalegre, a nossa Toyota Hilux foi sujeita, como sempre, a uma revisão mais aturada. E este é um campeonato mais amplo, onde contamos estar entre os protagonistas”, declarou João Ramos.

Presente em Beja, “mas apenas como espectador”, Ricardo Porém, que tinha sido campeão em 2015 e 2017, foi o ano passado um dos cinco vencedores que se registaram nas…cinco provas do campeonato português. Venceu a classificação reservada ao CPTT na Baja Portalegre 500, onde competiu com um dos Borgward da formação oficial desta marca germânica. “Fui a Portalegre apenas com o objectivo de conhecer melhor o carro, antes de o conduzir no Rali Dakar”, recorda Ricardo Porém, que sobre este ano, adianta: “Estou ainda dependente do programa que a Borgward pretenda desenvolver, o que me deixa desde já afastado das provas nacionais”. No entanto, “a Baja Portalegre 500, como encerra a Taça FIA de Bajas, poderá voltar a surgir no programa e gostaria de estar à partida, para ser de novo o primeiro à chegada!”

Campeão em 2016, Nuno Matos foi o primeiro a ganhar uma prova, o ano passado, “mas depois”, como recordou, “só voltei a ter um resultado em Portalegre e, pelo meio, passou-se um campeonato onde não consegui discutir a liderança que conquistei logo no arranque. Este ano, estarei de novo presente com a Fiat Full Back Proto e ao seu lado irá Joel Lutas, que já o tinha acompanhado na prova final do ano passado. “Depois do que me aconteceu em 2019, até tenho medo de falar em expectativas, mas é óbvio que continuo a correr determinado a discutir as vitórias”, disse-nos ainda Nuno Matos.

nuno_matos_na_expectativa
VENCEDOR DA PROVA INAUGURAL O ANO PASSADO, NUNO MATOS, AGORA ACOMPANHADO POR JOEL LUTAS, ARRANCA PARA ESTA TEMPORADA NA EXPECTATIVA DE UM CAMPEONATO BASTANTE DISPUTADO

…mas não faltam candidatos a ser campeões!

Quem não sabe se irá correr mais além desta primeira prova é Alexandre Ré. Vice-Campeão Nacional Absoluto, por um ponto de diferença, Alexandre está inscrito, juntamente com o seu irmão, Pedro Ré, num Can-Am. “Para já, vou a Beja, mas quanto ao resto do campeonato, confesso que ainda não tive oportunidade de pensar, tão ocupado que tenho estado com novos projetos profissionais”, revelou Alexandre Ré. O piloto de Aveiro adiantou que depois desta experiência com o Can-Am, “logo veremos o que poderemos fazer”, mas assegura que entusiasmo “não falta, haja tempo e condições para nos prepararmos!”

Bem mais preparado que o ano passado, em Portalegre, onde estreou um dos novos Mini All4 Racing da X-Raid, está Alejandro Martins. O piloto, que empresta o nome da sua companhia, AM|48 ao campeonato, pela segunda vez, planeia fazer toda a época, “além de algumas provas da Taça FIA de Bajas”, confidenciou José Marques, o navegador de Alejandro Martins. “Fizemos uma longa sessão de testes com o Mini já no início desta semana e fiquei bastante bem impressionado com o ritmo de andamento”, completou José Marques, que não hesita em colocar Alejandro Martins entre os favoritos à vitória neste fim-de-semana…

mini_de_alejandro_martins
O MINI JOHN COOPER WORKS RALLY DE ALEJANDRO MARTINS É, PROVAVELMENTE, O MELHOR CARRO QUE ALINHA NO CPTT AM|48 2020. E A BOA FORMA DO PILOTO TAMBÉM FAZ DELE UM DOS FAVORITOS À PRIMAZIA

Ausentes nesta primeira prova, pelo menos, estarão os campeões das diversas categorias secundárias: Georgino Pedroso, que levou uma Isuzu D-Maz a vencer no grupo T2, ainda está a desenvolver esforços para reunir condições que lhe permitam disputar o campeonato, “mas somente a partir da segunda prova”, garantiu à AutoFoco o seu navegador, Carlos Silva, que aproveitará para correr ao lado de um jovem piloto algarvio: “Alinho nesta prova ao lado de Francisco Barreto, que foi vice-campeão do grupo T8 e que se perfila como um dos candidatos ao título deste ano”. João Rato, o campeão T8 em título, confirmou-nos que, “se for a alguma prova, será a Baja Portalegre 500, que é imperdível, mas não farei mais nada!”

E se Francisco Barreto ambiciona ser o novo campeão do grupo T8, no grupo T2 é também uma dupla muito jovem que se perfila como principal candidata: são eles João Ferreira e David Monteiro, ambos com 21 anos. O ano passado, sagraram-se vice-campeões T2 na Taça FIA de Bajas e agora, na sua segunda temporada, estarão concentrados no CPTT AM|48, onde irão dispor de um Nissan Pathfinder. Como curiosidade, João e David irão ter como adversários os respectivos pais: Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro, que têm participado esporadicamente com uma Toyota Hilux, foram “obrigados a programar a presença em todas as provas nacionais e a pressão dos miúdos foi tanta que, no fundo, não conseguimos fugir a esse compromisso”. O que garante mais uma equipa para o lote dos favoritos aos lugares cimeiros, em termos absoluto!

E por último, uma referencia à Taça de Portugal, onde correm veículos que já perderam homologação, aos quais as organizações reservam apenas uma parte do percurso. Também aqui é garantido que haverá renovação, pois o vencedor da taça em 2019, José Maia, declarou que “a continuar seria com um carro de uma categoria acima, que nesta, já ganhei o que havia para ganhar”!

Com um total de 56 equipas inscritas, só nos automóveis, a que se acrescentam quase uma centena de motos, quads e ssv, que irão correr para a Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Motociclismo, a Baja T.T. Vindimas do Alentejo promete abrir a temporada com uma prova bem interessante. Domingo, quando terminar, logo veremos…

O percurso da Baja T.T. Vindimas do Alentejo

Com 376,61 quilómetros de extensão, o percurso da Baja T.T. Vindimas do Alentejo trás de volta cenários que só os veteranos ainda poderão recordar. Na verdade, Beja foi palco há cerca de quatro décadas de um rali do campeonato de iniciados, que não se repetiu senão por três anos, tal como sucedeu, entre 2008 e 2010, com o Rali T.T. Cidade de Beja, pontuável para o “Nacional” de Todo Terreno e promovido em conjunto por um clube local e outro algarvio.

Ainda são Muitos os troços então utilizados por estas provas, em piso de terra, que permanecem transitáveis. E estão, de algum modo, incluídos no enorme sector seletivo de 151,61 quilómetros que os concorrentes a esta nova competição terão de cumprir por duas vezes, com uma passagem no sábado, a partir das 12h00 (SSV) e 13h45 (Automóveis), concluindo-se domingo, com a segunda passagem prevista para as 08h15 e 10h30, respectivamente para os SSV e os automóveis.

Depois de nesta sexta-feira a Baja T.T. Vindimas do Alentejo ter aberto com a cerimónia simbólica da partida, desportivamente a prova tem início este sábado: a partir das 08h30, disputa-se o prólogo, num traçado de 6,70 quilómetros. O campeonato arranca hoje, na região de Beja, não faltando motivos de interesse. Quem sabe se não teremos de novo de esperar pelo final da prova final, para conhecermos os campeões de 2020?

As sete provas do CPTT AM|48 2020

O Campeonato de Portugal de Todo Terreno AM|48 terá este ano sete provas, mais duas que na temporada anterior. As duas primeiras etapas são as novidades do calendário, que é promovido por um conjunto de apenas cinco organizações: Clube Promoção Karting e Automobilismo (CPKA), Automóvel Clube de Portugal (ACP), Escuderia Castelo Branco (ECB), Clube Automóvel do Algarve (CAA) e Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense (SAR). Aqui fica o calendário:

Baja T.T. Vindimas do Alentejo (CPKA) – 7 a 9 de Fevereiro

Baja T.T. ACP (ACP) – 6 a 8 de Março

Baja T.T. do Pinhal (ECB) – 27 a 29 de Março

Baja T.T. de Loulé (CAA) – 9 a 11 de Abril

Baja T.T. Capital dos Vinhos de Portugal (SAR) – 8 a 10 de Maio

Baja T.T. de Idanha-a-Nova (ECB) – 11 a 13 de Setembro

Baja Portalegre 500 (ACP) – 29 a 31 de Outubro

Texto: Alexandre Correia Fotos:Aifa/Jorge Cunha